sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

As obras seleccionadas pelo júri para a 2º fase do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA, a realizar na Biblioteca Almeida Garrett, são:

« A ilha do chifre de ouro » de Álvaro Magalhães

Tudo começa quando Rui, um rapazinho que entregava pizas na cidade do Porto, choca com o seu motociclo contra uma rapariga que fugia assustada de um segurança que lhe andava no enlaço. A partir deste banal acontecimento, estabeleceu-se entre os dois jovens uma relação de mútua atracção, que balança entre o fantástico e o real, tanto pelo que respeita ao imediato entendimento que entre eles se estabelece, quer pela visão física da própria cidade donde ambos pareciam naturais. E a tal ponto tudo se modifica à sua volta que o próprio centro urbano da Cidade Invicta vai assumindo aos olhos dos protagonistas as formas mais inverosímeis, como sejam por exemplo: …alguns edifícios, como o da Câmara Municipal ou a Torre dos Clérigos, apareciam incompletos, apenas recortados no vazio. Também havia os que estavam ao contrário, como a Igreja da Sé, com o telhado pousado no chão e a grande escadaria da entrada virada para o céu …



« A ilha na rua dos pássaros » de Uri Orlev

A Segunda Guerra Mundial está em curso. Os tempos são difíceis na Polónia, especialmente para os judeus. Alex é judeu e tem onze anos. Quando a sua mãe desaparece e o pai é "seleccionado" pelo exército alemão para ir para um destino desconhecido, Alex, completamente sozinho, é obrigado a refugiar-se num edifício abandonado na Rua dos Pássaros onde vai aguentar um Inverno. Pacientemente, sem pressas, Alex vai sobrevivendo, enquanto espera o regresso do pai. Por um nicho de luz, Alez consegue vislumbrar os escombros, a degradação e miséria total a que aquela terra, outrora tão apetecível, foi votada.



« A cerejeira da lua e outras histórias chinesas » de António Torrado


A Cerejeira da Lua e outras Histórias Chinesas reúne um total de 4 histórias, sendo uma delas inédita e tendo as restantes três sido já publicadas separadamente, em 1990, pelo Instituto Cultural de Macau. As ilustrações, realizadas propositadamente para esta edição, são de Alain Corbel, ilustrador francês residente em Portugal e galardoado com o Prémio Nacional de Ilustração relativo a 2002.

A prova escrita da final distrital está agendada para o dia 2 de Março de 2009, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 10:00. Constará de uma prova escrita composta por questionários de escolha múltipla e comentários pessoais e de uma prova oral acerca das opiniões e impressões dos concorrentes sobre as leituras efectuadas.
Os concorrentes seleccionados na prova escrita, serão convocados para uma prova oral a realizar no auditório da biblioteca, no dia 4 de Março às 14:00. Nesta prova o júri irá seleccionar os dois concorrentes de cada categoria que irão representar o distrito do Porto na final Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário