quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA




Os livros de leitura obrigatória, na nossa escola, para o concurso Nacional de Leitura 2014/15 são:

OS BICHOS - Miguel Torga

Podes ler cada os contos carregando em cada um deles: Nero  , Mago , Madalena, Morgado, Bambo, Tenório, Jesus, Cegarrega, LadinoFarrusco, Miura, O senhor Nicolau, Vicente

Sinopse: Publicado em 1940, Bichos é o primeiro livro de contos de Miguel Torga, um dos mais originais da literatura portuguesa no género, de tal modo que se afirmou como o maior êxito literário do autor e como um dos clássicos da nossa literatura. Esta obra é um testemunho singular da união natural entre homens e bichos - animais com um sentir humano que se igualam ao homem na mesma luta pela sobrevivência, e seres humanos que se transfiguram em animais. Ao mesmo tempo, é um retrato fiel do rude viver transmontano e da fusão entre homem e terra. O cão Nero, o galo Tenório, o Morgado, o Ladino, o Ramiro e a Madalena reportam-nos a uma vida em total comunhão com a natureza, com todas as alegrias e agruras que isso implica.
retirado de Só livros para download


O FANTASMA DE CANTERVILLE - Óscar Wilde

Podes ler AQUI 

Na Primavera de 1890, o diplomata americano Hiram B. Otis chega a Inglaterra e toma uma decisão de  comprar o Castelo de Canterville, nos arredores de Ascott. Fora advertido de que cometia uma loucura, porque na habitação apareciam, nada menos que, almas do outro mundo.  

O próprio Lord Canterville, o honesto proprietário do castelo, pertencente à sua família  há várias gerações, adverte o comprador; o lugar está assombrado. É difícil conciliar o sono, à noite, por causa dos estranhos ruídos,vindos do corredor e da biblioteca.

Então, o diplomata não acredita em fantasmas e sua mulher acha que dá uma certa originalidade aos jantares que organiza. Os gêmeos se divertem em pregar peças ao fantasma residente que deixa de assustar para passar a ser assustado.

O velho fantasma de Canterville tem 300 anos e não sabe o que fazer da vida. O seu trabalho é assustar pessoas, mas os americanos que acabam de se instalar no castelo não se assustam com nada. O pior mesmo é quando as crianças começam a caçá-lo...
Só a filha adolescente, bela e meiga, mostra a sua imensa tristeza, e o tamanho de seu sofrimento. Ela resolve ajudá-lo a se desprender para a conquista da paz!
retirado de Aprender é um dom

Sem comentários:

Enviar um comentário