quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AS FÉRIAS DO MENINO NICOLAU

O livro deste mês, na HORA do CONTO, é o « Menino Nicolau » de Sempé e Goscinny.


Todos os que ouvem e lêem as histórias, se divertem imenso com as peripécias deste pequeno irreverente.
Dá gosto ver professores e alunos a saírem bem dispostos da Biblioteca.
Aqui deixamos  um excerto do livro para aguçar curiosidades e tentar toda a gente a ler o resto.

http://pdf.leya.com/2012/Jul/as_ferias_do_menino_nicolau_voti.pdf

SEMPÉ
Desde cedo foi um aluno mal comportado, expulso por indisciplina do Colégio Moderno de Bordéus, lança-se na vida activa, foi um homem de vários ofícios tais como: empregado de um negociante de vinhos, monitor de colónias de férias (que mais tarde viria a
influenciar nos seus desenhos)e paquete de escritório.
Aos 18 anos alista-se voluntariamente e vai para Paris e passa a pente fino a redacção, e em 1951 (aos 19 anos) vende o seu primeiro desenho ao “Sud-Ouest”. O encontro de Goscinny coincide com o início de uma grande carreira de «ilustrador de imprensa». Com o menino Nicolau cria um imenso leque de ilustrações de miúdos da escola primária com as suas características zaragatas. Paralelamente às aventuras do jovem aluno da escola primária, estreia-se no Paris Match, em 1956, e colabora com numerosas revistas. O seu primeiro álbum de desenho aparece em 1962: “Rien n’est simple” vão seguir-lhe muitos mais álbuns que traduzem a sua visão irónica dos nossos defeitos e dos defeitos do mundo.

GOSCINNY

Goscinny, nasceu em ParisFrança, em 14 de agosto de 1926, filho de pai polaco e de mãe ucraniana. Mudou com os seus país para a Argentina em 1928, com dois anos de idade e passou a sua infância em Buenos Aires. O seu pai era professor de Matemática na escola que Goscinny frequentou, mostrando uma notável aptidão para as artes. Muitos de seus primeiros trabalhos foram publicados nas revistas da escola, como Notre Voix e Quartier Latin. (...)
Em 1955, com a parceria de Morris, foi lançado o extremamente bem sucedido "Lucky Luke". Ainda nesse ano, lancaram a revista Pilote onde começaram a mostrar as obras de vários artistas novos e talentosos. Goscinny também criou o livro para crianças Le Petit Nicolas, com Jean-Jacques Sempé e, em 1956, escreveu editoriais e histórias para a Pilote bem como argumentos para filmes. 
Em 1974, juntamente com Uderzo fundou os Estúdios Idefix para fazer versões animadas de Astérix, sendo a sua primeira produção "Os doze trabalhos de Astérix", tendo obtido um enorme sucesso. Posteriormente, produziram uma versão cinematográfica de "Lucky Luke"
Biografias retiradas de Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário